A ABCTran

Fundada em 29 de abril de 2000, a ABCtran surgiu com o objetivo principal de congregar as clínicas de trânsito da Bahia, aproximar seus proprietários e fortalecer através da união a luta por melhores condições de trabalho e atendimento às demandas dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.

Antes do surgimento da associação, havia um cenário no Estado marcado por clínicas de trânsito isoladas, restrição de mercado e competitividade acirrada. Ao se impor como representante legal de seus associados, a ABCtran conquistou aos poucos o respeito e autoridade para defender as reivindicações das clínicas frente ao DETRAN e órgãos congêneres.

As clínicas também passaram a ter maior interação entre elas, obtendo importantes conquistas com o fortalecimento dessa relação. Através da ABCtran foi possível implantar um sistema informatizado para a postagem dos resultados dos exames médico e psicológico nas próprias clínicas, sem que necessariamente fosse exigido o deslocamento até o DETRAN.

Como reivindicação da associação, o DETRAN assumiu ainda a parte burocrática do cadastro dos candidatos a CNH, antes reservada às clínicas, que agora podem se dedicar exclusivamente a sua função de avaliação. Este processo otimizou o tempo e a qualidade do serviço oferecido pelas clínicas e permitiu a fixação de um mesmo valor por perícia, coibindo ações de diminuição dos preços visando a captação de novos clientes.

As clínicas que, porventura, desrespeitam as normas estabelecidas no Estatuto da ABCtran são retiradas do sistema e deixam de ter acesso às vantagens oferecidas pela associação. É por meio da ABCtran que as clínicas podem comemorar hoje o descongelamento dos preços de seus serviços, uma aproximação mais que justa com os valores instituídos pelas tabelas de honorários da Associação Brasileira de Medicina, do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia.

Através da ABCtran também foi possível igualar o valor dos repasses das clínicas aos médicos e psicólogos, para que não haja uma flutuação de profissionais no mercado. Uma luta travada desde que o primeiro presidente da associação José Roberto Muniz assumiu em 2000 e continuada na outras gestões.

Mais recentemente, em 2004, a ABCtran ganhou uma nova batalha para seus associados. Desde então, o encaminhamento dos candidatos à clínica é feito por divisão equitativa. A medida cumpre a Resolução do Conselho Federal de Medicina, que considera a avaliação dos candidatos a CNH uma perícia e, como tal, não pode ser definida (seja no que diz respeito ao local, horário ou nome do profissional) pelo próprio candidato.

Essa conquista veio a somar-se a muitas outras que a associação acumulou ao longo de sua história e que continuará a batalhar em prol de uma Psicologia e uma Medicina de Trânsito mais profissionais e conscientes de seu importante papel na sociedade, no sentido de garantir aos condutores mais prudência e respeito à vida.

A sede da ABCtran está instalada num dos centros comerciais mais bem localizados de Salvador – o Special Center, no bairro da Pituba. O espaço, amplamente equipado, oferece toda a comodidade e conforto para atender os seus associados.

A ABCtran possui um sistema informatizado de controle de dados integrado com o DETRAN, que facilita a postagem dos resultados dos exames médicos e avaliações psicológicas realizados pelos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.


Diretoria ABCtran 2017/2021


PRESIDENTE – Karla Brito Leite

VICE-PRESIDENTE – Raimundo Jean Cavalcante

DIRETOR ADM. FINANCEIRO – Eliete Ferreira Vilas Boas  

SECRETÁRIO GERAL – Augusto Nogueira Seróes


DIRETOR CIENTÍFICO MÉDICO
Alexandre de Campos Faria


DIRETORA CIENTÍFICA PSICOLOGIA
Marlene Alves da Silva


CONSELHO FISCAL (TITULARES)
Grazielle Santos Pinheiro
Claudia de Lima Silva
Vera Lucia Silva de Souza
Maria Bispo dos Santos


CONSELHEIRO FISCAL (SUPLENTES)
Andrea Aguiar de Sousa Neves
Maria Emilia da Silva Brites
Edith Moscoso Pereira
Elenilma Peixoto Matos e Silva