De autoria do senador Davi Alcolumbre, o PLS 98/2015 visa modificar a redação dos artigos 147 e 148 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, para tornar obrigatória a avaliação psicológica de todos os motoristas a partir da obtenção da primeira habilitação e em renovações da CNH. Essa proposta está pronta para ser discutida na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.
A Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito (ABCTRAN), que representa 220 clínicas associadas e mais de 1000 peritos médicos e psicólogos de trânsito, e seus familiares e amigos estão engajados na luta por um trânsito mais seguro. A entidade se solidariza com o projeto de lei, reconhecendo a importância dessa mudança para a sociedade como um todo.
A proposta de avaliação psicológica para motoristas é de extrema importância, pois visa garantir que os condutores estejam aptos a enfrentar as demandas do trânsito de forma segura e responsável. Ao exigir essa avaliação desde o início da habilitação, e em renovações da CNH, estamos assegurando que todos os motoristas passem por uma avaliação que leva em consideração sua saúde mental, emocional e psicológica.
Um exemplo que merece reflexão é o procedimento adotado para os pilotos de avião: esses profissionais passam por avaliações psicológicas anuais, visando garantir sua aptidão para desempenhar suas funções com segurança. Se pensarmos nisso, surge uma questão: por que os condutores de automóveis e motocicletas são isentos dessa necessidade?
O trânsito é um ambiente complexo e repleto de desafios. Lidar com as adversidades cotidianas requer equilíbrio emocional, capacidade de tomar decisões rápidas e habilidades de comunicação eficientes. A avaliação psicológica periódica para motoristas seria uma maneira efetiva de identificar possíveis problemas de ordem emocional ou mental que poderiam comprometer a segurança no trânsito.
Além disso, essa medida poderia contribuir para a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional no contexto do tráfego, promovendo um olhar mais abrangente para o bem-estar dos condutores e de todos os usuários das vias.
A ABCTRAN reforça seu compromisso com a segurança no trânsito e apoia integralmente o PLS 98/2015. É fundamental que as autoridades e legisladores considerem essa proposta com seriedade, reconhecendo que a avaliação psicológica para motoristas é uma medida necessária e benéfica para a sociedade como um todo.
Ao adotarmos medidas como a avaliação psicológica obrigatória não só na Primeira Habilitação como também em todas as Renovações, estaremos contribuindo para a formação de motoristas mais conscientes de suas obrigações e responsabilidades no Trânsito e, consequentemente, reduzindo o número de acidentes, valorizando assim mais a vida de todos.
Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito (ABCTRAN) – Unindo esforços por um trânsito mais seguro![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]