Back

Nossa História

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Fundada em 29 de abril de 2000, a ABCTRAN surgiu com o objetivo principal de congregar as clínicas de trânsito da Bahia, aproximar seus proprietários e fortalecer através da união a luta por melhores condições de trabalho e atendimento às demandas dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.

 

Antes do surgimento da Associação, havia um cenário no Estado marcado por clínicas de trânsito isoladas, restrição de mercado e competitividade acirrada. Ao se impor como representante legal de seus associados, a ABCTRAN conquistou aos poucos o respeito e autoridade para defender as reivindicações das clínicas frente ao DETRAN e órgãos congêneres.

 

As clínicas também passaram a ter maior interação entre elas, obtendo importantes conquistas com o fortalecimento dessa relação. Através da ABCTRAN foi possível implantar um sistema informatizado para a postagem dos resultados dos exames médico e psicológico nas próprias clínicas, sem que necessariamente fosse exigido o deslocamento até o DETRAN.

 

Como reivindicação da Associação, o DETRAN assumiu ainda a parte burocrática do cadastro dos candidatos a CNH, antes reservada às clínicas, que agora podem se dedicar exclusivamente a sua função de avaliação. Este processo otimizou o tempo e a qualidade do serviço oferecido pelas clínicas e permitiu a fixação de um mesmo valor por perícia, coibindo ações de diminuição dos preços visando a captação de novos clientes.

 

As clínicas que, porventura, desrespeitam as normas estabelecidas no Estatuto da ABCTRAN são retiradas do sistema e deixam de ter acesso às vantagens oferecidas pela associação. É por meio da ABCTRAN que as clínicas podem comemorar hoje o descongelamento dos preços de seus serviços, uma aproximação mais que justa com os valores instituídos pelas tabelas de honorários da Associação Brasileira de Medicina, do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia.

 

Através da ABCTRAN também foi possível igualar o valor dos repasses das clínicas aos médicos e psicólogos, para que não haja uma flutuação de profissionais no mercado. Uma luta travada desde que o primeiro presidente da Associação José Roberto Muniz assumiu em 2000 e continuada na outras gestões.

 

Em 2004, a ABCTRAN ganhou uma nova batalha para seus associados. Desde então, o encaminhamento dos candidatos à clínica é feito por divisão equitativa. A medida cumpre a Resolução do Conselho Federal de Medicina, que considera a avaliação dos candidatos a CNH uma perícia e, como tal, não pode ser definida (seja no que diz respeito ao local, horário ou nome do profissional) pelo próprio candidato.

 

Essa conquista veio a somar-se a muitas outras que a associação acumulou ao longo de sua história e que continuará a batalhar em prol de uma Psicologia e uma Medicina de Trânsito mais profissionais e conscientes de seu importante papel na sociedade, no sentido de garantir aos condutores mais prudência e respeito à vida.

 

A sede da ABCTRAN está instalada num dos centros comerciais mais bem localizados de Salvador – O Condomínio Salvador Shopping – Torre Europa, ao lado do Salvador Shopping. O espaço, amplamente equipado, oferece toda a comodidade e conforto para atender os seus associados.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Trabalhamos com Cookies - Conheça Nossa Política de Uso! Política de Cookies